http://www.one.org t


música:Andrew Bird's





Vavá Almeida, Beatriz Silvera e a Fonte Mágica


>comments

What I am doing :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E depois de San Joan, no dia 24 junho, as festas continuam rolando soltas pela cidade! Semana passada teve a do bairro do Raval, essa semana do Poble Sec, onde moro. E no meio destas, no dia 5 de julho foi a vez de "la noche blanca". É um acontecimento q outras cidades da Europa já faziam e Barcelona este ano também entrou na onda.

Concentraram o evento em um lugar emblemático, o primeiro núcleo habitado da cidade, pleno de significados históricos, algumas má recordações para os barceloneses, renascimento esportivo, cultural, linda vista da cidade e muitos jardins. Chama-se Montjuïc, que significa monte dos judeus.

Inicia na praça Espanha. Passando pelas torres venezianas começa a subida por escadas até o Museu Nacional de Arte da Catalunha - MNAC. Tem uma abrangente e interessante coleção permanente e agora em cartaz uma temporária com Picabia, Duchamp e Man Ray. Ainda não fui.




Pelas redondezas muitos e lindos jardins, Museu Etnológico, a Font del Gat - passeio popular no início do século XX. E o Teatro Grego, q é muito bacana! Lá fui em um show da Laurie Anderson, lugar lindo, uma arena de pedra no meio do verde.

Subindo mais, a pé ou com escadas rolantes, chega-se ao complexo montado para as Olimpíadas de 92 com piscinas, estádio e o Palau San Jordi, hoje usado para shows e espetáculos. Por ali tb estão o Poble Espanyol que ainda não conheço: é como toda a Espanha em um lugar só, com restaurantes, casas típicas de cada lugar. Mais a Fundação Joan Miró, o Jardim Botânico e mais jardins com lindas magnólias.

E subindo mais, a pé ou de teleférico, o castelo de Montjuïc, antiga fortaleza e símbolo da opressão. Usada para controlar a cidade, lugar de torturas e execuções em momentos turbulentos da história da Catalunha. Ainda não fui, hoje é um museu militar com espetacular vista de Barcelona.

Bom, na noche blanca rolaram shows, djs, museus abertos, gratuitos e com filas enormes. Só no MNAC passaram 12 mil pessoas em 6 horas. Mais banho de piscina noturno e muitas outras atividades. Presença maciça de estrangeiros e locais.

 

Eu não dei sorte, em cada lugar q chegávamos não tinha começado, já tinha acabado ou não era ali. E pra finalizar minhas bolas fora e decepção total de minha filha, em um dos únicos eventos q conseguimos chegar em tempo q era o banho de piscina noturno, eu não levei biquini pq achei q ela não fosse durar até tarde... uó uó uó uó uóóóóóó :(.

 

 

















...

em espanhol

pedir desculpas é mais formal que pedir perdão.


quando se separa uma palavra em sílabas os rr e os ll ficam juntos.

se o nome é no plural, sua sigla dobra as letras. ex. Estados Unidos: EE.UU. Comisiones Obreras: CC.OO.

membros da família real inglesa: príncipe Carlos, seus filhos Guillermo y Enrique. E a rainha? Isabel II

...

POST ATUAL

POSTS::::::::::
PASSADOS:::::::::

22/6/08 ........
Barcelona é uma festa
...

7/6/08 ........
4º apto e CCCB

...

31/5/08 ........
MACBA e ópera para crianças

...

abril2008 ........
A UE e imigrantes
...

01/04/08 ........
O bairro do Raval
...

março 2008 ........
3º apto: caverna surreal
...

fev/mar 2008
mídia da desgraça

...

abr 2008
São Jorge e a Catalunha

mar 2008
Dia Internacional do Livro e iwhith.org
...

mar 2008
Tanque e podcast
...

fev 2008
a 'véia' e o 'véio'. e o mundo.














Essa fogueira encontramos voltando de uma festa na noite de San Joan. Enorme, no meio da rua e com pessoas em volta jogando pedaços de móvel pra atiçar o fogo. Bombinhas também, se estiver com fone, abaixe o volume.

Tweets by @ludamato