http://www.one.org
Barbero de Sevilla -

> comente >>


Trechos das óperas infantis, projetado no auditório do MACBA, museu de arte contemporânea de Barcelona.









Em Barcelona sobra o q fazer culturalmente. Na verdade não dá é pra acompanhar tudo q interessa, tem programa pra todas as idades, em muitas partes diferentes da cidade. Sempre tem um museu, prefeitura da cidade, centro recreativo ou cultural promovendo leitura de contos, shows na rua, desfile de gigantes, palestras, bate-papos, discussões sobre novos paradigmas, etc.

Semana passada levei minha filha no auditório do MACBA para uma sessão gratuita de ópera para crianças. Vários desenhos curtos tendo como tema ópera. Muito bons! Trechos ao lado.

Aí esse sábado rolou, no mesmo museu, uma oficina infantil de stop motion. Lá fomos eu e Bea pra atividade. Primeiro passou uma animação de massinha fantástica! E depois foram as crianças devidamente monitoradas fazerem um filme quadro a quadro com pedras, flores e folhas em cima do início da música de La Traviata.

Na parede da sala ia sendo projetada a tela do computador em q estava sendo contruída a animação, mãozinhas colocando os elementos e fotos tiradas. Participação e diiversão para os pais também. Depois mandarão por email o filminho feito.

Del Chino al Raval
E aqui um parênteses sobre o Museu d'Art Contemporani de Barcelona. Um dos motivos da origem do novo Raval, q se transforma na época. De Bairro Chino, miserável e decadente para bairro da moda, com o maior dinamismo cultural da cidade. A construção do MACBA foi projetada por Richard Meier, arquiteto americano. Obra que combina retas e curvas, todo branco. Ilumina e impõe com tranquilidade muita paz à Plaça Àngels, agitada dia e noite por skatistas, boêmios e moradores de plantão.







Esta foi uma noite museus abertos. Muitos da cidade com entrada livre a partir das 19h.





Realmente a quantidade e variedade de programas de qualidade que se pode fazer aqui, baratos ou gratuitos é impressionante. Além da prefeitura, com suas festas, festivais e museus que oferecem eventos o ano inteiro, muitas instituições e empresas patrocinam e apóiam programas culturais e de entretenimento para todas as idades, e todos participam, sempre tem público, pessoal pontual, organizado e participativo.

Outro dia fecharam uma rua aqui perto de casa, projeto ginástica para terceira idade, som alto e um palanque com professores de aeróbica. E na rua as velhinhas, velhinhos, crianças e quem mais quisesse felizes dançando e se exercitando, já previamente preparados com suas roupas de ginástica, ou de saia e sapato passando por ali e aproveitando a festa supresa.

A cidade zela pela inteligência e bem estar de seus habitantes. Qualquer instituição do estado ou particular que promove um evento prima pela variedade de público ou tema sempre com programas de qualidade, de bom gosto, incitando ao conhecimento, pesquisa, valorizando a produção local, o entretenimento saudável e a diversidade.


...

POST ATUAL

POSTS::::::::::
PASSADOS:::::::::


abril2008 ........
A UE e imigrantes
...

01/04/08 ........
O bairro do Raval
...

março 2008 ........
3º apto: caverna surreal
...

fev/mar 2008
mídia da desgraça

...

abr 2008
São Jorge e a Catalunha

mar 2008
Dia Internacional do Livro e iwhith.org
...

mar 2008
Tanque e podcast
...

fev 2008
a 'véia' e o 'véio'. e o mundo.