http://www.one.org




comentários >>

O Raval é um dos lugares de Barcelona que mais se transformaram com o passar do tempo. Antigamente era chamado de Barrio Chino. Com seus cabarés e espetáculos transgressores fazia parte do subúrbio da cidade, povoado por pescadores e prostitutas. Foi descrito por Jean Genet em seu Diário de um Ladrão.

Depois, na época da ditadura, seus bares serviram como reduto de intelectuais e revolucionários, que se encontravam atrás das portas de aço abaixadas.

Com o fim do franquismo e posteriormente as olimpíadas foi planejada uma revitalização do bairro, a começar pela Rambla do Raval, calçadão com bares, feiras e o bacanérrimo gato de Fernando Botero.


gato_botero_close

Já nos anos 90 com a reestruturação do prédio da então inativa Casa de Caridade como Centro de Cultura Contemporânea (CCCB), a construção do Museu de Arte Contemporânea de Barcelona (MACBA) e a Faculdade de Filosofia, Geografia e História, o já então chamado Raval ganhou nova vida. Ainda alternativo e boêmio hoje é visitado por turistas, artistas, skatistas e habitado em sua maioria por paquistaneses, indianos, equatorianos, filipinos e espanhóis, além de uma minoria underground do resto do globo. Uma Babel feita de prédios antigos, grafites, mercadinhos paquis, chinos e hindus, vielas e becos com saída.









O Grande Caminho não é denominado; as Grandes Discriminações não são pronunciadas; a Grande Benevolência não é benevolente; a Grande Modéstia não é humilde; a Grande Ousadia não ataca. Se o Caminho for esclarecido, não é o Caminho. Se as discriminações fores postas em palavras, não serão suficientes. Se a benevolência tem objeto constante, não pode ser universal. Se a modéstia é fastidiosa, não se pode confiar nela. Se a ousadia agride, não pode ser completa. Estes cinco são todos redondos, mas tendem para o quadrado.
Chang Tzu

...

 

POST ATUAL

POSTS::::::::::
PASSADOS:::::::::

março 2008 ........
3º apto: caverna surreal
...

fev/mar 2008
mídia da desgraça

...

abr 2008
São Jorge e a Catalunha

mar 2008
Dia Internacional do Livro e iwhith.org
...

mar 2008
Tanque e podcast
...

fev 2008
a 'véia' e o 'véio'. e o mundo.
……